Pseudopapel

Favela Paraisópolis: história de uma foto

Favela Paraisópolis com Avenida Giovanni Gronchi ao fundo

No dia 17 de abril de 2007 levei um cliente venezuelano para visitar alguns apartamentos na Zona Sul. Um deles ficava no trecho do Panamby espremido entre o Cemitério do Morumby e a Marginal Pinheiros. O andar era alto e proporcionava uma ampla vista da região até a Avenida Giovanni Gronchi. À frente dessa avenida, entretanto, um dos mais gritantes exemplos do contraste entre pobreza e riqueza que se vê diariamente no Brasil: a Favela Paraisópolis, literalmente encostada nos prédios de alto padrão localizados na avenida. É quase um clichê usar essa imagem para ilustrar a situação social brasileira. Saquei minha câmera, bati a foto e mais tarde publiquei-a em meu Flickr. Ela é até hoje, disparado, a foto mais acessada naquela conta, com quase três mil acessos, contra uma média de cerca de cem nas demais.

Demorei um pouco para descobrir de onde vinham tantos acessos, já que as ferramentas de controle que o Flickr oferece a contas gratuitas como a minha não permitem saber a origem das visitas. Uma pesquisa no Google provavelmente matou a charada: um site em japonês, com um texto cuja URL fala em “rich-poor-divides” traz a minha foto, sob a legenda que o Google Translate traduz como “Apartamento elevado onde o grupo está.” Sob a foto, um link para a página da mesma no Flickr, que certamente turbinou as visitas. O texto foi publicado cerca de cinco meses após a foto. Dois anos depois, em 2009, o folheto em polonês do I Forum Metropolitalne também trouxe, em sua página 65, a foto que eu bati. Assim como no site em japonês, o crédito foi dado apenas como “Autor: things.i.like.in.sao.paulo”, que é o meu nome de usuário no Flickr, isso apesar de no perfil da conta constar meu nome. Mas o que vale é a intenção, e são casos bem diferentes dos que simplesmente optaram por não dar crédito algum.

Mais recentemente, no ano passado, foi a agência Getty Images que descobriu a imagem e solicitou que eu me inscrevesse em seu serviço para fornecer a foto a eventuais interessados. Foi o que fiz, sem grandes expectativas, e, de fato, até hoje nenhuma “cópia” foi vendida. O preço do licenciamento em royalty free da foto para impressão é de 360 dólares. (Devido ao contrato com a Getty Images, a foto acima é a única feita por mim neste blog que não está liberada em Creative Commons. Até por isso, ela não tem link para uma versão maior.)

É claro que esta foto não chegou nem perto de se tornar algo “viral”, e três mil visitas no Flickr não representam praticamente nada. Mas não deixa de ser curioso que a foto tenha sido descoberta em três países distintos como Japão, Polônia e Estados Unidos, mas não no Brasil. Isso pode se dever, claro, ao fato de a legenda original no Flickr estar toda em inglês. Mas também pode ser que a imagem simplesmente não tenha mais impacto por aqui, de tão acostumados que estamos com ela. Se for isso mesmo, não é algo de que devemos nos orgulhar.

2 comentários

Kaique Dognani (1)

Olá Alexandre Giesbrecht.

Gostaria de saber se poderia pegar alguns trechos desta postagem para usa-los em um trabalho de escola. Desde já muito obrigado e até logo !

9 de junho de 2013, 13:26

Alexandre Giesbrecht

Olá, Kaique. Pode, sim. Abraço!

9 de junho de 2013, 13:44

Escreva seu comentário

Nome:
Obrigatório.
E-mail:
Obrigatório; não será publicado.
Website:
Comentário:

Busca

RSS

Assine aqui.

Tempo de resposta

77 queries em 4,878 segundos.

Licença

Textos e fotos aqui publicados são liberados em Creative Commons sob a licença Attribution 3.0 Unported. Isso significa que podem ser usados em qualquer projeto, comercial ou não, desde que sejam creditados como "Alexandre Giesbrecht". Um link para cá é bem-vindo, assim como um aviso de que o material foi usado.

Quem?

Alexandre Giesbrecht nasceu em São Paulo, em abril de 1976, e mora no bairro do Bixiga. Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, é autor do livro São Paulo Campeão Brasileiro 1977 (edição do autor).

Outros projetos

Links